Google Anuncia Encerramento do goo.gl

Google Anuncia Encerramento do goo.gl

O Google anunciou no dia 30/03/2018 através do blog de developers que encerrará o serviço de encurtar links goo.gl. O Motivo da desativação é o investimento do google na técnologia  Firebase Dynamic Links.

O Aviso do encerramento das atividades foi inserido também no painel de gerenciamento do serviço

O Serviço existe desde 2009, foi criado com o intuito de ajudar qualquer pessoa que queira encurtar um link para compartilhar e medir o tráfego gerado através do link encurtado. Desde então surgiram diversos outros serviços de encurtar links na internet como o bit.ly, tinyurl.com, is.gd entre outros.

Como será a desativação do serviço?

O Processo de desativação do serviço ocorrerá em duas etapas:

Primeira Etapa

Após 13 de abril os usuários que nunca utilizaram o serviço não conseguirão utiliza-lo para criar novos links.

Os usuários que já utilizaram o serviço continuarão utilizando o serviço normalmente até 30 de março de 2019, quando o serviço será descontinuado.

Segunda Etapa

Após 30 de março de 2019 o serviço será totalmente descontinuado, o console de gerenciamento deixará de funcionar para gerenciar links e analisar o tráfego, porém os links criados continuarão a apontar para o link original por tempo indeterminado segundo o google.

O Console de gerenciamento funcionará apenas para exportar os dados dos links encurtados.

Alternativas ao Goo.gl

Existem diversos serviços semelhantes ao encurtador do google, vou listar 5 deles abaixo:

  • Bit.ly
  • TinyURL.com
  • Tiny.cc
  • is.gd
  • soo.gd

Se você utiliza WordPress.org, pode criar seu próprio encurtador de links utilizando plugins como o Pretty Link para criar, gerenciar e analisar o tráfego através dos links encurtados.

Além de ter links personalizados com o domínio que você escolher ex: seusite.com/linkencurtado, você tem total controle sobre os links encurtados, consegue tirar eles do ar ou modificar sempre que quiser.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho